Técnica de Patchwork - 'Desappearing Nine Patch'

Tem este nome porque desconstruímos os quadrados, ou seja, desaparecemos com os quadrados, brincando com eles, praticamente. 
Esta é uma técnica interessante muito indicada para aproveitamento de tecidos. 
Você agora tem a oportunidade de usar seus tecidos em final de corte, só precisará escolher bem as cores que combinem aqui.
Prefira as estampas que se casam ou formam uma composição harmoniosa. 
Observe que precisaremos de 4 cores mais claras e 4 mais fortes.
Nesta aula você construirá uma peça pequena que terá como medida, sem a barra de acabamento, 85 cm x 85 cm. Chamaremos de quadrante.
Aconselho ler toda a aula até o final.

Se desejar fazer uma colcha, projete num papel e estude quantas vezes terá que repetir este passo a passo para chegar às suas medias. Eu aconselho sempre fazer uma peça pequena, usando seus tecidos que sobram para depois se aventurar em uma peça grande com tecidos mais sofisticados. Vamos construir um quadrante da peça. Para ele precisaremos de 9 quadrados de 15 cm x 15 cm cada nas cores que já escolheu. Porém para fazermos esta peça toda, de 85cm x 85 cm precisaremos de 4 partes desta. Vamos fazer esta conta juntos? Isto pode te ajudar a calcular a sua peça, se for maior que esta. 9 x 4 = 36 quadrados de 15 x 15 cm Sendo 4 peças de cada padronagem. 
Vamos montar a técnica do Desappearing Nine patch com os primeiros 9 quadrados cortados exatamente do mesmo tamanho (15 cm x 15 cm), e para isso é imprescindível a placa, régua e cortador apropriado.

Costure os quadrados, de forma a não encontrar cores fortes, por isso é importante dosar metade clara e metade forte.
Costure com a medida de um pé de máquina e use a mesma máquina no trabalho todo. 
Este trabalho fica bonito se obedecermos estas dicas a seguir.
Blocos costurados, as costuras já passadas a ferro e devidamente posicionadas. (Não se abre as costuras, deite-as sempre para o mesmo lado)
Vamos à próxima etapa: 
Na placa de corte, impossível chegar até aqui sem ela, posicione a régua no centro dos blocos centrais. 
Use as linhas de marcação da própria régua para isso, ou use a marcação da placa de baixo. Corte no sentido vertical e depois no sentido horizontal.


               
                                                                                              Temos os 4 quadrados separados agora.




Eu girei apenas 2 blocos e encontrei esta imagem. Optei por não mudar muito para não me perder. O que fizer com este quadrante, teremos que fazer com os demais. Você pode brincar com os seus e ver o que acha dos efeitos.  Procure não casar as partes juntando o que foi separado, nesta foto, observei que estou juntando cores claras demais no centro, então vou girar mais uma vez.



Girei até chegar a esta posição e costurei. A costura deverá ter uma atenção especial para obtermos um bom resultado. Veja estes dois filmes a seguir Eleonor Tem um jeito especial de mostrar como se faz, ela é rápida e mesmo sem dominar o Inglês, podemos entender o que é explicado. http://youtu.be/LfIAmgM8yd0 Este outro um vídeo mostra outra forma de costurar bem interessante, não deixe de ver este vídeo: https://youtu.be/WUK5kcspMgY





Aqui quero adicionar esta explicação: Estou abrindo com a mão esta costura para que veja o encontro das emendas. Mas não abrimos costuras neste trabalho. Elas ficam deitadas ora para um lado, ora para outro. Aprendi que no Patchwork não devemos abrir costuras, porém o centro das costuras são importantes no assentamento das costuras. Portanto devemos abrir como o vídeo da Eleonor nos indica, desmanchando os últimos pontinhos e encontrando o quadradinho central aberto.   


  






Usar os alfinetes antes de iniciar as costuras, posição correta e certeza de que as costuras estão “batendo” é imprescindível antes de costurar. Esta técnica exige algum conhecimento de costura à máquina. Este trabalho precisa ser bem encontrado nas costuras, faça com calma e seja exigente.











Só para ilustrar a posição dos alfinetes no outro lado da mesma costura.









Nesta imagem temos os 4 quadrantes costurados. A medida deles é de 85 cm x 85 cm. Você pode adicionar uma barra na volta toda para aumentar e terá uma mantinha.
Pode adicionar mais blocos para chegar na sua medida, mas para isso deverá projeta-los.













Eu amo o azul! E você?


Veja este vídeo ela teve muito bom gosto na escolha dos tecidos. Fez uma manta com 6 x 5 quadrantes em tons de azul. Muito linda!  https://youtu.be/uiAF1cWQ-24



Bom trabalho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinda para comentar. Sua opinião é importante aqui.